SAB


www.sabnet.com.br

A Sociedade de Arqueologia Brasileira [1], também designada pela sigla SAB, é uma associação civil de caráter científico, de direito privado e sem fins lucrativos, que tem por objeto congregar arqueólogas(os) e demais especialistas dedicadas(os) ao ensino, à pesquisa e à prática da arqueologia e áreas afins, visando promover o conhecimento e a divulgação de assuntos referentes à arqueologia e ao patrimônio arqueológico, emanando o pensamento e o ideal coletivo de suas(seus) associadas(os) e viabilizando–os de forma ética e construtiva. A SAB conta com cerca de 900 associadas(os), em três categorias de filiação: Efetiva (65%), Colaboradora (24%) e Estudante (11%), com representantes de todos os estados do Brasil.

A SAB, como pessoa jurídica, é regida por Estatuto, Regimento Interno e Código de Ética. O Estatuto da SAB foi adequado ao novo código civil brasileiro em outubro de 2007, durante o XIV Congresso, realizado em Florianópolis-SC, e, posteriormente, reformulado e aprovado na reunião de 2013, em Aracaju [2]. O Regimento Interno da Sociedade foi sancionado em 1981 e reestruturado, em 2009, visando sua adequação à realidade contemporânea e ao crescimento acelerado da SAB em importância e número de associadas(os). O primeiro Código de Ética da SAB foi discutido e ratificado na Assembleia Geral, ocorrida em 1997, durante o VIII Congresso, no Rio de Janeiro. Recentemente, na Assembleia Geral realizada no XVIII Congresso da SAB, na cidade de Goiânia, em 2015, foi debatido e aprovado o novo Código de Ética, que está atualmente em uso.

A SAB, como associação civil, é composta por profissionais e estudantes da Arqueologia e áreas correlatas, que residem ou exercem suas funções nos mais diversos estados brasileiros, além de associadas(os) de outros países.

Sua estrutura é composta por seis membros na Diretoria: Presidente, Vice-Presidente, Primeira(o) e Segunda(o) Secretárias(os) e Primeira(o) e Segunda(o) Tesoureiras(os). Há ainda duas Comissões – Seleção e Editorial – e dois Conselhos – Fiscal e Ética. Todos os cargos são voluntários, e são ocupados por associadas(os) efetivas(os), de diversas instituições do país, eleitos a cada dois anos.

[1] Inscrita no CNPJ: 40.290.546.0001-49
[2] O Estatuto foi registrado em 2014 no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da cidade do Rio de Janeiro.