Saiba mais sobre Teresina

Teresina é a capital do Piauí e localiza-se no Centro-Norte do estado. Foi criada nas proximidades da antiga Vila do Poti, hoje um de seus bairros, sendo a primeira capital do país criada a partir de um projeto arquitetônico, o qual foi inspirado no plano xadrez, datando de 16 de agosto de 1852. O nome vem de uma homenagem feita à imperatriz D. Maria Thereza Cristina. Hoje a cidade possui 1.392 km² de extensão e 830 mil habitantes.

Destaca-se pelo o setor de prestação de serviços, atraindo milhares de pessoas que buscam tratamentos médicos. É reconhecida também por ter uma rede de ensino de qualidade. Atualmente, o setor industrial está em ampla ascensão.

Com um clima tropical semiúmido e altas temperaturas, Teresina tem duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera).

Para conhecer
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Parque Ambiental do Encontro das Águas, onde os rios Parnaíba e Poti se unem e se transformam em um só leito em direção ao oceano Atlântico.

Próximo ao encontro dos rios, fica o Pólo Cerâmico do Poty Velho onde há o rico artesanato em barro de Teresina:  peças decorativas, religiosas e funcionais de argila retirada do próprio leito do Rio Poty.

A Floresta Fóssil de Teresina é um sítio paleontológico, que foi transformado em Parque Municipal em 1993 e tombado pelo Ministério de Cultura em 2010. O Parque fica também nas margens do Rio Poty, na área urbana de Teresina. Possui troncos fósseis com aproximadamente 280-270 milhões de ano. É o único sítio paleontológico dentro de uma capital brasileira.

Há outros pontos turísticos interessantes, como a Ponte Metálica João Luís Ferreira, a Igreja São Benedito, o Museu do Piauí, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, o mirante da Ponte Estaiada João Isidoro França, o Teatro 4 de Setembro, a Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e o Parque Lagoas do Norte.

História
Teresina começou a ser povoada no século XVII, com Domingos Jorge Velho e um grupo de bandeirantes, que estabeleceram uma feitoria e um criatório de gado. Em 1797 foi erguida a igreja de Nossa Senhora do Amparo, sua fundação foi oficializada em 16 de agosto de 1852.

Com um projeto de criação inovador, elaborado por José Antônio Saraiva – o Conselheiro Saraiva, Teresina tornou-se capital da província por sua localização mais central, bem como pela navegabilidade dos rios Poti e Parnaíba.

O nome da cidade foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital viesse a ser Teresina.

Fonte: site da Prefeitura de Teresina – http://www.teresina.pi.gov.br/

Para saber mais sobre os pontos turísticos acesse http://semdec.teresina.pi.gov.br/atrativos-turistico/

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura de Teresina  também elaborou guias sobre a cidade, acesse:
Guia Turístico de Teresina
Guia dos Monumentos e Locais Históricos de Teresina