Trabalhos

Abaixo segue instruções RESUMIDAS sobre o processo de SUBMISSÃO DE TRABALHOS.

Para ciência do processo completo, leia o texto na integra que encontra-se no link

NORMAS E MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

Informações gerais sobre SUBMISSÃO DE TRABALHOS
– Somente depois de realizada sua inscrição, incluindo confirmação do pagamento da taxa, você terá acesso ao formulário de submissão de propostas; Caso não tenha realizado o processo de inscrição, faça-o primeiro acessando o link INSCRIÇÕES;
– O LOGIN e SENHA gerados no momento da inscrição serão seus dados de acesso ao sistema. Com eles vc poderá ter acesso aos dados cadastrais, propostas submetidas, alteração de textos em tempo estipulado, consultar pareceres, baixar carta de aceite/recusa, recibos de pagamento, certificados etc. Assegure-se de tê-los a mão;
– Atenção ao preencher os campos do formulário, especialmente “Título da Proposta”, para que não haja problemas na emissão de certificados.
– Revisões ortográficas e gramaticais são de responsabilidade dxs autorxs;
– Novas associações ou alteração de categoria serão validas para o congresso se feitas até 30 de maio de 2017;
– É de responsabilidade dx proponente garantir as autorizações necessárias de eventuais parcerias autorais e coautorais dos trabalhos e/ou instituições, no caso de participação no congresso de apenas umx dxs envolvidxs. A SAB não se responsabilizará por trabalhos apresentados sem autorização de demais envolvidxs.
– Não haverá publicação de Anais do congresso. Os trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente no Livro de Resumos que será disponibilizado previamente ao evento, por isso é muito importante que realizem a correção ortográfica e a formatação do resumo submetido.
– No eventual caso de proposta não aceita em nenhuma das modalidades de apresentação de trabalhos, x proponente estará automaticamente inscritx como ouvinte.
– Não haverá devolução do valor da Taxa de Inscrição em nenhuma hipótese, incluindo o caso de propostas de trabalhos recusadas ou indicadas para alteração de modalidade pelos pareceristas.
IMPORTANTE: X participante receberá um email de confirmação para cada submissão de proposta que fizer. Caso não receba a mensagem em até 24h após o envio do resumo, entre em contato pelo e-mail sab@sabnet.com.br.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato através do email sab@sabnet.com.br.

Cronograma

CRONOGRAMA
Lançamento do site do congresso 26 de Abril de 2017
Inscrições de Simpósios Temáticos 04 de maio a 19 de maio de 2017 PRORROGADO PARA 26 DE MAIO
Divulgação da Lista de Simpósios Aprovados 26 de maio de 2017 PRORROGADO PARA 08 DE JUNHO
Submissão de resumos para os simpósios e demais modalidades 08 a 30 de junho PRORROGADO PARA 07 DE JULHO
Divulgação de trabalhos aprovados 24 de julho de 2017 PRORROGADO PARA 31 DE JULHO
Inclusão de Debatedorx em Simpósios Temáticos 22 de maio a 23 de julho de 2017
Inscrições online como Ouvinte 22 de maio a 01 de setembro de 2017

Categorias de Inscrição e suas possibilidades

QUANTIDADES E MODALIDADES DE PROPOSTAS PERMITIDAS POR CATEGORIA
Modalidade/ Categoria Associadx/Efetivx e Colabradorx Associadx/Estudante Não Associadx/Estudante
OBS: apenas pra estudante de Graduação
Não Associadx/Profissional Não Associadx/Estrangeirx
OBS: regras definidas em assembléia
Coordenação
Simpósio Temático
1 não permitido não permitido não permitido não permitido
Apresentação Oral
Simpósio Temático
Até 2
(Autoria ou Coautoria)
1
(Coautoria)
não permitido 1
( Autoria ou Coautoria em Poster)
1
(Coautoria em Orais ou Poster)
1
(Autoria ou Coautoria)
Apresentação Oral
Avulsa
não permitido
Poster 1
(Autoria ou Coautoria)
1
(Autoria ou Coautoria)
Lançamento
Livro
livre livre não permitido não permitido não permitido
Lançamento
Obra Audiovisual
livre livre não permitido não permitido não permitido

Modalidades de Apresentação

As Modalidades de Apresentação são:
• Proposição de Simpósio Temático
• Apresentação Oral em Simpósio Temático
• Apresentação Oral Avulsa
• Apresentação de Pôster
• Lançamento de Livro ou Obra Audiovisual

Confira abaixo as orientações para cada modalidade:
Proposição de Simpósio Temático: Para a Proposição de Simpósios Temáticos, xs proponentes devem ser Associadxs Efetivxs ou Colaboradorxs. Cada Simpósio poderá ter até dois (2) Coordenadorxs, porém, somente umx deve inscrever a proposta indicando o CPF e email do outrx coordenadorx no momento da submissão da proposta.

APÓS A APROVAÇÃO DO SIMPÓSIO, x coordenadxr indicado (quando houver) deverá acessar sua área de inscrito e marcar a opção de confirmação da coordenação partilhada no Simpósio para o qual foi indicado. Para isso, será necessário que o mesmo realize sua inscrição normalmente incluindo o pagamento. O sistema fará a integração automática das informações.

Os Simpósios Temáticos têm por objetivo ampliar a discussão e facilitar o diálogo entre especialistas. Não serão aceitas propostas que se caracterizem por discussões focadas em áreas restritas ou sítios, uma vez que o objetivo dos Simpósios é criar espaços de reflexão ampla sobre temas abrangentes e de troca entre pesquisadores com diferentes perspectivas e de diferentes localidades.

As propostas de Simpósios Temáticos serão analisadas pela Comissão Científica do XIX Congresso da SAB, que poderá aprovar, negar ou sugerir a união de propostas similares. No caso de sugestão de união de propostas similares, caberá axs Coordenadorxs de propostas acatarem ou não a sugestão, ficando definido que, em caso negativo, a proposta será eliminada. Xs Coordenadorxs de propostas nesta situação serão consultadxs previamente à divulgação da lista definitiva de Simpósios Aprovados e terão um prazo de 48 horas para se pronunciar.

Uma vez divulgada a lista de Simpósios aceitos pela Comissão Científica, as inscrições para apresentações orais nestes simpósios serão abertas ao conjunto de participantes do Congresso. Será preciso um número mínimo de quatro (4) e máximo de quinze (15) apresentações para que o Simpósio seja realizado. Se Coordenadorxs de Simpósios quiserem fazer apresentações nos seus próprios Simpósios, devem realizar a inscrição de Apresentação Oral em Simpósio como xs demais participantes e suas participações contarão como qualquer outra apresentação.

A avaliação das propostas de Apresentação Oral em Simpósio será realizada pelxs Coordenadorxs de cada Simpósio. Xs Coordenadorxs poderão aceitar ou rejeitar as propostas. Quando rejeitada, a proposta será encaminhada à Comissão Científica, que avaliará a proposta e poderá aprová-la nas modalidades de Apresentação Oral Avulsa ou Apresentação de Pôster, ou ainda poderá reprovar a proposta.

No caso de alteração de modalidade, assinalando opção em sua área de inscrito, caberá ax proponente acatar ou não a sugestão da Comissão Científica, ficando definido que, no caso negativo, a proposta será eliminada.

Em momento oportuno, a organização enviará documento axs Coordenadorxs de Simpósios com instruções e prazos para realização das avaliações.

A coordenação das atividades do Simpósio, durante o evento, estará sob a responsabilidade dxs Coordenadorxs do Simpósio.

Uma(um) debatedorx poderá ser indicadx até 23/07/2017 para cada Simpósio. A indicação deverá ser feita pelo Coordenador, em sua área de inscrito. Será necessário ter em mãos CPF e e-mail do indicado (o indicado deve estar pré cadastrado no sistema).

Cabe ax coordenadorxs realizar o convite ax Debatedorx, porém somente aquelxs com as inscrições quitadas terão direito ao certificado de DEBATEDORX.

Apresentação Oral em Simpósio Temático: O espaço destina-se à apresentação de pesquisas concluídas ou em fase avançada de desenvolvimento, não sendo aceitas propostas de apresentação de projetos ou de pesquisas recém iniciadas.

No momento da submissão, x proponente deverá indicar um Simpósio Temático disponível dentre as opções oferecidas. As propostas devem seguir as discussões indicadas pelxs Coordenadorxs do Simpósio Temático escolhido, podendo ser rejeitadas por não se enquadrarem.

Cada apresentação terá a duração de 20 minutos, ficando a critério dxs Coordenadorxs do Simpósio realizar discussões logo após a apresentação de cada trabalho ou ao final da sessão.

Os resumos de Apresentação Oral em Simpósio serão avaliados pelxs Coordenadorxs do Simpósio no qual a proposta foi inscrita. Xs Coordenadorxs poderão aceitar ou rejeitar as propostas. Quando rejeitada, a proposta será encaminhada à Comissão Científica, que avaliará a proposta e poderá aprová-la nas modalidades de Apresentação Oral Avulsa ou Apresentação de Pôster, ou poderá reprovar a proposta.

No caso de alteração de modalidade, caberá ax proponente, assinalando opção em sua área de inscrito, acatar ou não a sugestão da Comissão Científica, ficando definido que no caso negativo a proposta será eliminada.

Apresentação Oral Avulsa: O espaço destina se à apresentação de pesquisas concluídas ou em fase avançada de desenvolvimento, não sendo aceitas propostas de apresentação de projetos ou de pesquisas recém iniciadas.

No momento da submissão, x proponente deverá indicar um Eixo Temático dentre as opções oferecidas. A escolha do Eixo Temático guiará a organização das sessões de Apresentações Orais Avulsas. A Comissão Científica tem autonomia para realizar alteração do Eixo Temático.

Cada apresentação terá a duração de 15 minutos, ficando a critério da coordenação de cada sessão realizar as discussões logo após a apresentação de cada trabalho ou ao final da sessão.

Os resumos de Apresentação Oral Avulsa serão avaliados pela Comissão Científica, que poderá aprovar na modalidade de Apresentação Oral Avulsa, sugerir alteração para modalidade de Apresentação de Pôster, ou poderá reprovar a proposta.

No caso de alteração de modalidade, caberá ax proponente, assinalando opção em sua área de inscrito, acatar ou não a sugestão da Comissão Científica, ficando definido que no caso negativo a proposta será eliminada.

Apresentação de Pôster: Os resumos de Apresentação de Pôster serão avaliados pela Comissão Científica, que poderá aprovar ou reprovar a proposta.

Após aprovação, xs proponentes serão informadxs sobre o dia para sua apresentação. No dia e horário marcado, a Organização do evento irá conferir a apresentação do pôster e a presença dxs proponentes, para garantir confirmação da participação e a posterior emissão do certificado. Proponentes que não estiverem presentes junto ao pôster neste momento, não terão direito a certificado.

A Organização disponibilizará ganchos para pendurar os trabalhos no local de exposição. Qualquer outro material que se faça necessário para pendurar / prender o pôster, deve ser providenciado pelxs proponentes. A retirada do material no horário indicado pela organização é de responsabilidade dxs proponentes. A Organização não se responsabiliza pelos materiais não recolhidos no horário indicado.

Orientações para elaboração de pôster: Os pôsteres devem ter tamanho máximo de 1,50m de altura e 0,70m de largura. Em tempo oportuno, a Organização disponibilizará modelo de “FUNDO” de banner com logomarcas do congresso como forma de sugestão para impressão do pôster. Reforçamos que não se trata de obrigatoriedade, apenas uma opção de uso.

Lançamento e Exibição de Obras Audiovisuais: Espaço voltado à exibição de vídeos, filmes e documentários com temáticas ligadas à Arqueologia, com ano de produção entre 2016 e 2017.

As Obras Audiovisuais inscritas devem apresentar título, sinopse, direção, ficha técnica e ano de produção. No caso dx proponente não ser x diretxr, será necessário que o mesmo faça parte da ficha técnica bem como anexe documento de anuência dx diretxr. Uma cópia do vídeo APROVADO deverá ser entregue em DVD para a coordenação do evento no momento do credenciamento, cópia esta que será doada para a biblioteca da universidade anfitriã.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica do congresso, que poderá aceitar ou recusar a proposta.

Lançamento de Livros: Espaço destinado ao lançamento e venda de obras publicadas nos anos de 2016 e 2017. A data de publicação do livro deve estar contida no resumo a ser submetido para apreciação. No caso de livros com mais de 1 autxr, x proponente deverá anexar carta de anuência dxs demais autorxs. Um exemplar do livro APROVADO deverá ser entregue à coordenação do evento no momento do credenciamento, cópia esta que será doada para a biblioteca da universidade anfitriã.

Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do congresso, que poderá aceitar ou recusar a proposta.

Propostas a serem avaliadas pela Comissão Científica.

Inserção de Coautoria
– A inserção de Coautoria deve ser realizada pelx proponente principal no momento de envio da proposta. Será necessário ter em mãos o CPF e o e-mail de coautorxs, que deverão estar previamente cadastradxs no sistema.
– A inscrição de Coautorxs não exige pagamento da taxa de inscrição. Porém, somente aquelxs coautorxs com as inscrições quitadas terão acesso a certificado.
– X Coautorx receberá um e-mail para cada proposta que tiver seu nome indicado. Para confirmar a inclusão da coautoria, x coautxr deverá acessar sua área de inscritx e selecionar o trabalho para o qual autoriza a inclusão de seu nome como coautorx. Enquanto não houver esta confirmação, o nome não constará da lista de coautoria daquele trabalho.

Orientações para elaboração de resumos e apresentações
Os resumos inscritos pelxs proponentes não serão passíveis de readequação, correção ou reapresentação, sendo de total responsabilidade dxs proponentes conferir conteúdo, estrutura e regras ortográficas e gramaticais. Lembre-se de que o resumo é o único material disponibilizado para a Comissão Científica realizar a avaliação, portanto, seja cuidadoso e elabore um resumo retrate de maneira clara a proposta do trabalho.

Os resumos devem, obrigatoriamente, conter:
• Título
• Texto que não ultrapasse 2mil caracteres (com espaços incluídos);
• Três palavras chaves, com iniciais maiúsculas, separadas por vírgula.
• Idioma: português

A Comissão Organizadora não se responsabilizará por qualquer tipo de revisão gramatical e/ou ortográfica dos resumos. Solicita-se que eles sejam revisados pelxs proponentes antes do envio.

As apresentações orais devem seguir estritamente o tempo previsto em cada modalidade (20 minutos para Apresentação Oral em Simpósio, e 15 minutos para Apresentação Oral Avulsa). Como sugestão, indicamos que 15 minutos de apresentação correspondem a aproximadamente um texto (lido) com cerca de 5 páginas, em espaço duplo, fonte 12, em conjunto com uma apresentação de 12 slides de power point.

O respeito ao tempo torna os eventos mais produtivos e organizados, garantindo que todxs participantes tenham o espaço necessário a suas apresentações.
Pedimos a colaboração de todxs!

Regras de Avaliação das Propostas
Será sempre considerada a clareza e pertinência da proposta à modalidade de inscrição.
A Comissão Científica será responsável pela avaliação das propostas para as seguintes modalidades:
• Proposição de Simpósios Temáticos
• Apresentação Oral Avulsa
• Apresentação de Pôster
• Lançamento de Livro ou Obra Audiovisual

A avaliação das propostas pela Comissão Científica é feita no modo de “dupla avaliação cega”. Com anonimato garantido tanto dx proponente quanto dx parecerista.
Cada proposta será encaminhada para até três componentes da Comissão Científica. Para aprovação, serão necessários, pelo menos, dois pareceres favoráveis. No caso de parecer desfavorável, será indicada sugestão de alteração de modalidade ou rejeição da proposta, com parecer por escrito justificando a decisão.
Proponentes que tiverem suas propostas com alteração de modalidade ou rejeição podem solicitar acesso aos pareceres, porém a Comissão Científica reserva-se o direito de manter o anonimato dxs pareceristas.

As propostas de Apresentações Orais em Simpósios serão avaliadas pelxs Coordenadorxs de cada Simpósio. No caso de parecer desfavorável, será indicada sugestão de alteração de modalidade para Comunicação Avulsa, com parecer por escrito justificando a decisão.

As propostas rejeitadas em Simpósios seguirão os mesmos procedimentos que as demais propostas a serem avaliadas pela Comissão Científica.

Acesse os Simpósios Aprovados